Vieram menos doses da vacina contra Covid-19 do que nas últimas semanas e elas vão demorar um pouco mais, do que de costume, para chegar nas regiões afastadas de Florianópolis. Os dois aviões do Corpo de Bombeiros, que auxiliam na distribuição dos imunizantes, estão parados para manutenção. A apuração é do jornalista Dener Alano, da equipe do Jornal do Almoço, da NSC TV.
Continua depois da publicidade
> Veja como receber as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Uma das aeronaves, o Arcanjo 02, parou no dia 13 de abril para a vistoria da hélice. O procedimento realizado em São Paulo é obrigatório. A previsão para término do serviço é metade de maio.
O grande problema é que na semana passada o outro avião, o Arcanjo 04, também passaria por manutenção devido às horas de voo. Durante o trabalho, os técnicos constataram um problema no sistema de freio e uma peça está sendo trocada. A aeronave deve operar novamente no decorrer da semana que vem.
Os dois helicópteros dos Bombeiros até poderiam ajudar na distribuição das vacinas. Mas não operam por instrumentos e as condições meteorológicas não favorecem.
Continua depois da publicidade
Por estes motivos, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive) já confirmou que o transporte das doses para seis das 17 regionais de saúde do Estado também serão feitos por terra, ao contrário do que vinha acontecendo: Videira, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê, Chapecó e São Miguel do Oeste.
> Governo de SC vai retomar boletim de divulgação dos números da pandemia
Nota
A Dive elabora a distribuição das vacinas conforme a disponibilidade dos veículos e aeronaves. A Dive está comprometida em distribuir rapidamente as vacinas, com os meios de transporte disponíveis.
Mais impacto
A falta de um avião neste momento prejudica, também, serviços como o transporte de pacientes e o auxílio à captação de órgãos.
Leia também
> Impeachment: Santa Catarina precisa virar esta página
> Homens “furtam” ponto de ônibus em Florianópolis; assista ao vídeo
> Saiba quanto vai custar cruzar SC pela BR-101 a partir de maio