O verão da temporada 2022/2023 já está presente em Santa Catarina. Porém, nesta quarta-feira (21), precisamente às 18h48min, acontece o solstício de verão para o hemisfério sul. É o começo oficial do verão a partir do fenômeno astronômico. A partir de agora, a previsão é de ondas de calor e chuva acima da média.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
A estação começa influenciada pelo La Niña, fenômeno climático que já atua há aproximadamente três anos. Porém, a tendência é de que a condição de neutralidade climática retorne, no final do verão ou no início do outono, com o fim das características que marcam o La Niña.
Desta forma, a previsão para Santa Catarina é de chuva próximo da normalidade da época do ano. Porém, ainda no mês de janeiro, áreas do Estado como Litoral e Vale do Itajaí terão mais chuva do que o padrão.
É importante destacar que a influência no geral do La Niña é a diminuição dos volumes de chuva, mas em contrapartida, sabemos que ele também pode trazer eventos extremos de curta duração, especialmente no Leste do Estado.
Continua depois da publicidade
Praia alargada de Balneário Camboriú é castigada pelas chuvas; veja fotos
Em relação à temperatura, a previsão é de que os dias quentes que marcam a estação estejam presentes tendo uns dois períodos mais quentes do que o padrão. Estamos falando de uma estação que dura em torno de 90 dias, então obviamente que em poucos momentos é possível ter dias amenos, normalmente associados a dias com chuva.
Leia também
Chuva em SC deixa mortos, desabrigados e rodovias bloqueadas; siga em tempo real
Moradores de bairro em Florianópolis improvisam tapumes pra evitar lama: “Cena de guerra”
Falta de drenagem para água de chuva agrava alagamentos em SC