Durante esta quinta-feira vamos ter a influência de uma frente fria – sistema de chuva – que avança do Rio Grande do Sul para Santa Catarina. Associada a esta frente temos na altura do Uruguai um ciclone que irá para o mar. 

Continua depois da publicidade

> O que esperar da chuva e da temperatura em setembro em SC

Como ele está bem afastado de Santa Catarina, o vento que provoca apesar de ser significativo, não é tão intenso. Previsão de rajadas de 40 a 60 km/h só que isso mais entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Porém, muito de manhã já que indo para o mar o vento vai acalmando ao longo do dia. Na sexta, não há mais vento desse ciclone.

> Entenda a diferença entre ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão

Previsão do tempo em SC nesta quinta

As nuvens irão aparecer em todas as regiões, mas permitindo aberturas de sol ao longo do dia nesta quinta-feira em SC. Quem está no Sul, Oeste e Serra tem maior chance de chuva em momentos da quinta devido a frente fria. Quem está nas outras regiões, o dia começa bem nublado, mas com aberturas de sol. Entre Vale do Itajaí e Grande Florianópolis chance de alguma chuva, mas em poucas áreas.

Continua depois da publicidade

> Relembre seis vezes em que Santa Catarina foi atingida por tornados

As temperaturas chamam atenção porque onde estava fazendo um pouco de frio elas sobem como o mapa abaixo mostra

Temperatura da tarde desta quinta
Temperatura da tarde desta quinta (Foto: NSC Total)

Tempo na sexta-feira

Esta mesma frente fria desta quinta irá para o mar na sexta. Assim, ainda teremos momentos – especialmente de manhã – com maior nebulosidade, mas com aberturas de sol no decorrer do dia. Ele aparece bem mais no Oeste. Destaco que na madrugada e nas primeira horas da manhã há chance de chuva entre Serra e Sul. 

Ao longo da tarde, temperaturas subindo só no Oeste e Meio Oeste. Algo entre 27 e 29°C. Boa parte das cidades temperaturas mais amenas na faixa dos 19 a 21°C. 

> Santa Catarina está na segunda região mais propícia a tornados em todo o mundo, diz pesquisa