O que vai influenciar o tempo nesta quarta-feira é o deslocamento de uma frente fria, sistema de chuva e não de frio como o nome sugere. O que ocorre é que este sistema passa mais pelo mar e com intensidade fraca. A consequência é uma quarta muito mais nublada do que propriamente com chuva. Ela com intensidade fraca até poderá ocorrer, mas em pouquíssimas cidades. Tanto que até aberturas de sol acabam ocorrendo em momentos do dia.
Continua depois da publicidade
Como o vento passa para o quadrante Sul e logo atrás da frente fria vem um ar mais frio, as temperaturas da tarde não sobem como ocorre hoje. Na maior parte das nossas cidades elas ficam próximas dos 20ºC.
FRENTE FRIA SE AFASTA
Nesta quinta-feira esta frente estará na altura do Litoral do Paraná e São Paulo. Por isso, o sol aparece pelo Estado, mas ainda com muitas nuvens na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte. Nesta última região, até poderemos ter uma instabilidade fraca em poucas áreas. As temperaturas seguem mais amenas ao longo da tarde na maior parte das nossas cidades.
POUCA CHUVA
Estamos no fim da primeira quinzena de agosto. Até agora o mês teve mais frio que chuva. Os volumes acumulados estão abaixo de 30 mm na maior parte das cidades. Para terem ideia, normalmente neste mês temos de 90 a 150 mm. A consequência é a estiagem que já escrevi algumas vezes. Esta estiagem deverá seguir até o final do mês. Isso porque até há previsão de chuva na segunda quinzena – um pouco já no início da semana que vem – mas não com volumes que consigam reverter o quadro. Isso mesmo que nos últimos dias de agosto haja condições para uma chuva mais representativa. Vamos acompanhar esta situação de perto.
Continua depois da publicidade