O mês vai chegando ao fim e a previsão do tempo que mais informamos foi de dias com nuvens de chuva. Em algumas oportunidades foram frentes frias, outras umidade do mar, pressão atmosférica diminuindo pelo Oeste, diversos fatores. Todos eles deixaram uma grande quantidade de dias com tempo instável.

Continua depois da publicidade

Podemos dizer que foi um outubro de 2018 com volumes altos de chuva, principalmente nessa área que vai do Oeste ao Norte do Estado.


– Joinville, por exemplo, só não registrou chuva em 6 dias desse mês. Foi a cidade que teve o maior acumulado de precipitação de todo o Estado. Foram 490 mm no bairro Vila Nova entre o dia 1° e o dia 30;
– Garuva e Porto União registraram volumes bem altos somando 360 mm.

Na Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul tivemos chuva dentro do normal para o mês com pontos acima da média.

No Sul a cidade de Timbé do Sul chamou atenção pelo total acumulado de 341 mm. Quase 3 vezes mais do que a média pra esse mês.

Muito importante destacar que Joinville e Timbé do Sul tiveram esse comportamento muito devido a localização geográfica. Estas cidades estão entre a Serra e o Litoral, áreas que registram chuvas orográficas, ou seja, chuva que se intensificam devido a grande quantidade de morros.

Continua depois da publicidade