No decorrer desta segunda-feira (15) novamente a temperatura subindo até trazer uma tarde quente, como vem ocorrendo nos últimos dias em Santa Catarina. Previsão de 27 a 29°C em várias cidades, como Criciúma, Joinville, Florianópolis e Blumenau. No Oeste, a temperatura sobe um pouco mais, se aproximando dos 31 a 33°C em cidades na região de Chapecó. Na Serra, cidades como Lages e outras próximas terão algo entre 24 e 26°C.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
O dia terá uma mescla de muitas nuvens com aberturas de sol. No entanto, há chance novamente de chuva em forma de pancada no Sul, Litoral, Vale do Itajaí, Norte e algumas cidades do Planalto Norte e Serra. Mas será chuva como a que ocorreu nesse domingo (14), típica de verão, mal distribuída.
CALOR NESTA TERÇA-FEIRA
As temperaturas irão subir um pouco mais nesta terça (16), alcançando algo entre 31 e 33°C em muitas cidades, com picos em torno de 28°C na Serra. O dia terá novamente momentos de nuvens, mas com aberturas de sol.
A maior parte das nossas cidades terá um dia de tempo seco. A partir da tarde, pouquíssimos municípios têm chance de chuva passageira.
Continua depois da publicidade
FRENTE FRIA NA QUARTA-FEIRA
O sol novamente irá aparecer, mas teremos o deslocamento de uma frente fria – sistema que traz chuva e não frio – pelo Estado. Isso fará com que – apesar das aberturas de sol – as pancadas de chuva ocorram na quarta-feira (17).
E essas chuvas deverão estar mais presentes – incluindo o período da manhã – no Oeste. Nas outras regiões, serão mal distribuídas, ou seja, chove num ponto e não passa de aumento de nuvens numa área próxima.
Só destaco que onde a chuva ocorre – há condições de ser forte com temporais isolados!
> Frio marca começo do outono em SC; entenda a influência do La Niña
DIAS DE VERÃO
Só lembro que oficialmente estamos nos últimos dias do verão. No próximo sábado, precisamente às 8h38min, teremos o equinócio de outono. É o começo astronômico da nova estação, e não o meteorológico.
Leia mais:
Pedido de lockdown usou informações do New York Times sobre SC
Em meio à crise, debate sobre renda básica chega às cidades catarinenses
Santa Catarina tem 424 pessoas na fila de espera por leitos de UTI para Covid-19