Nesta segunda-feira (27) o sol novamente irá aparecer em todas as regiões do Estado, chegando até a predominar em bons momentos. Uma forte massa de ar quente – vinda do Centro Norte do Brasil – colabora para as altas temperaturas ao longo do dia. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Veja as marcas ao longo da tarde:

37°C a 39°C no Extremo Oeste (cidades próximas do RS)

35°C a 37°C no Norte

Continua depois da publicidade

34°C a 36°C no Vale do Itajaí

33°C a 35°C no Sul

32°C a 34°C no Litoral e Meio Oeste

29°C a 31°C no Planalto Norte

27°C a 29°C no Serra

Esse calor da tarde associado À passagem de uma frente fria pelo mar irá aumentar a nebulosidade ao longo do dia no Litoral, no Sul, Vale do Itajaí e Norte. Nestas regiões do “meio” da tarde em diante há previsão de “chuvas de verão”, ou seja, pancadas passageiras e mal distribuídas. Aquela chuva que não ocorre em todas as cidades. Porém, onde ocorre atenção para temporais isolados.

Previsão do tempo para terça-feira

O sol novamente aparece chegando a predominar em alguns momentos em todas as áreas do Estado. O calor seguirá forte com algo próximo do que ocorre nesta segunda. Então, destaco a previsão de 38°C a 40°C no Extremo Oeste, cidades próximas do RS. Esse calor forte traz novamente previsão de pancadas de chuva de verão no período entre tarde/noite no Litoral, Vale do Itajaí, Norte e Sul. Chuva na mesma característica de verão da segunda-feira.

Onda de calor

Muito importante destacar que as altas temperaturas deverão seguir nesta virada de 2021 para 2022. A previsão é que o calor possa ser ainda maior no início do ano que vem. Muito importante lembrar todas as precauções que precisamos ter nestes dias de muito calor, sobretudo com crianças e idosos.

Recomendações

É importante sempre aumentar a ingestão de água e fruta, evite bebidas alcoólicas, refeições frias/leves mais vezes ao dia, utilize roupa larga, chapéu, óculos de sol com proteção UVA e UVB, mantenha-se em ambientes frescos e arejados, evite a exposição direta ao sol, utilize protetor solar, evite atividades que exijam grandes esforços físicos, trabalhe acompanhado – já que em situações de calor extremo poderá ficar confuso ou perder a consciência – escolha as horas de menor calor para viajar, não permaneça dentro de carros estacionados expostos ao sol. Ao entardecer você pode deixar que o ar circule pela casa, se possível deixe as janelas abertas de noite; se estiver num espaço público climatizado, use sempre máscara e mantenha o distanciamento.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Calor acima da média marca verão em SC; entenda como será

Microexplosão causada por ciclone provocou estragos em SC, diz Epagri

Por que o Oeste de Santa Catarina “atrai” tantos tornados? Veja a explicação

Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença