O temporal que se formou nesta quinta-feira a partir de um ciclone pode ter tido o agravante de um tornado ou microexplosão em Xanxerê, no Oeste. Foram registrados chuva forte, raios e rajadas fortes de vento. Para que o fenômeno seja confirmado, uma comissão técnica vai analisar as imagens (de satélite e de radar) e as condições do local.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
TORNADO OU MICROEXPLOSÃO
Tanto o tornado quanto a microexplosão causam estragos como os vistos nas fotos que circularam após o temporal em Xanxerê. Nas imagens abaixo é possível ver que as árvores ficaram em pé, mas tiveram o tronco quebrado ao meio.
A questão é que a nuvem que tem potencial para provocar tornado – aquele funil da base da nuvem para o solo em movimento rotacional – é a mesma que tem potencial para provocar uma microexplosão – forte camada de ar que desce de forma violenta da base da nuvem para o solo.
> Descubra tudo sobre os tornados em SC
Continua depois da publicidade
Como as condições da atmosfera nesta quinta-feira eram favoráveis para formação desse tipo de nuvens com grande desenvolvimento vertical – entre base e topo da nuvem vai até 10 ou 15 km – é grande a chance de realmente ter ocorrido um tornado ou uma microexplosão em Santa Catarina.
Abaixo um exemplo dos dois fenômenos:


Xanxerê registrou vento de 87 km/h
A região com possibilidade de tornado ou mciro foi bem próxima de um posto da Polícia Rodoviária Federal. Fotos dos estragos do temporal sugerem que tivemos na região um dos dois tipos de evento extremo.




VENTO DESSA QUINTA
Nas estações do Ciram tivemos várias cidades que registraram nesta quinta-feira vento intenso:
Continua depois da publicidade
85 km/h Chapecó
77 km/h Ponte Serrada e Joaçaba
71 km/h São Miguel do Oeste
69 km/h Campos Novos
66 km/h Imbituba
65 km/h Caibi
61 km/h Concórdia
PREVISÃO
O vento forte e o tempo de quinta-feira não foram causados pelo ciclone, mas pela linha de instabilidade que se formou através da intensificação do ciclone na fronteira do Brasil com o Uruguai/Argentina. Essa linha de instabilidade já passou e nesta sexta-feira não há mais previsão de temporais para SC. O sol aparece em todas as cidades apesar de algumas regiões ainda apresentarem uma chuva passageira.
CICLONE
O ciclone se encontra na altura do Rio Grande do Sul indo em direção ao alto mar. Desta forma, SC deverá ter algumas rajadas de vento nesta sexta, mas apenas moderado. Algo entre 40 e 50 km/h na maior parte das cidades que tiverem as rajadas.