Na manhã desta quinta-feira (25) tivemos sol predominando no Oeste, Serra e Sul de Santa Catarina. Nas demais regiões ele apareceu, mas no meio da muitas nuvens. Com isso, o calor da tarde é maior nas áreas próximas do RS. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A maior influência do tempo nesta quinta é o avanço de uma linha de instabilidade, ou seja, nuvens de chuva que ficam uma do lado da outra alinhadas, que estão avançando a partir dos países vizinhos. O que gera essa linha de instabilidade é um ciclone que não chega em Santa Catarina ficando entre Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. Por uma das imagens de satélite da manhã de hoje podemos perceber bem claramente tudo isso.

> Supermercados de SC citam “risco de contágio” e mantêm obrigação do uso de máscaras

Imagem da manhã dessa quinta
Imagem da manhã dessa quinta (Foto: Inmet)

Próximas horas da quinta-feira

O ciclone ficará na fronteira com o Uruguai, mas a medida que vai se intensificar irá impulsionar a linha de instabilidade para SC começando pelo Oeste. Desta forma, o dia segue com tempo seco no início da tarde, mas aos poucos a chuva começa a ocorrer. Primeiro chove no Oeste e mais para o final do dia – até mais à noite em muitas cidades – nas outras regiões.

Continua depois da publicidade

> Florianópolis anuncia fim do uso de máscaras em locais abertos

Temporais

Muito importante destacar que normalmente estas linhas de instabilidade estão associadas da temporais com raios, chuva forte, granizo e especialmente fortes rajadas de vento. Destaco que os temporais sempre são pontuais, ou seja, em poucas áreas. Só que é importante ficar atento na sua cidade. Na ilustração abaixo temos as áreas de alto risco de ocorrência de evento extremo. Não que na outras não possa, mas a chance é menor.

Regiões com maior chance de temporais
Regiões com maior chance de temporais (Foto: NSC Total)

Ciclone na sexta-feira

A previsão é que na sexta-feira (26) o ciclone esteja no mar mais na altura do Rio Grande do Sul como a ilustração abaixo mostra. Nesta posição ele deverá gerar rajadas de vento mais da Serra para o Litoral com destaque para o Sul de Santa Catarina. O vento deverá variar entre 40 e 60 km/h. Só muito pontualmente mais forte. Desta forma, não é algo que traga tanta preocupação apesar da necessidade de atenção.

Posição esperada do ciclone na sexta
Posição esperada do ciclone na sexta (Foto: Windy)

Leia também

Carro despenca de estacionamento de shopping e fere pedestre em Itapema

Maior espécie de cobra venenosa do Norte de SC é capturada em Jaraguá do Sul; veja vídeo

Entenda as novas regras sobre o uso de máscaras em SC