A volta do tempo instável desta quarta-feira está relacionada a um Sistema Convectivo de Mesoescala (SCM) que se formou na região entre Argentina, Paraguai e Brasil.

Continua depois da publicidade

Esse sistema meteorológico é formado por um aglomerado de nuvens carregadas que provocam chuvas volumosas e ventos mais fortes. Alguns critérios são necessários para determinar um SCM. Entre eles: presença de uma frente fria – que está no Rio Grande do Sul – pressão do ar baixando no Oeste e vento forte em altitude nos níveis menores da atmosfera.

CONSEQUÊNCIAS DE TUDO ISSO

A combinação de todos esses sistemas meteorológicos resultou numa manhã de quarta-feira chuvosa e com ventos fortes em muitas cidades. Isso trouxe como consequência queda de árvores, destelhamentos de algumas residências e falta de energia elétrica

As maiores rajadas de vento foram na região Oeste e Sul:

Continua depois da publicidade

105 km/h Novo Horizonte

99 km/h São Miguel do Oeste

91 km/h Joaçaba

88 km/h Tangará

75 km/h Chapecó

Dados: Ciram/Redemet

Os maiores volumes de chuva ficaram concentrados nas cidades mais próximas ao estado gaúcho:

69 mm Timbé do Sul

67 mm Campo Belo do Sul

54 mm Seara e Xaxim

53 mm Lages

51 mm Criciúma e Meleiro

Dados: Ciram/Cemaden

Os volumes de chuva, que foram altos em alguns locais, provocaram transtornos como queda de barreiras, alagamentos pontuais, entre outros.

NUVEM DE TEMPESTADE

A aproximação desse sistema trouxe a presença de uma nuvem diferente na região de Canoinhas, no Planalto Norte. O nome técnico dessa nuvem é “Arcus”, mas ela é conhecida popularmente como nuvem “Rolo”, por conta do seu aspecto.

É uma nuvem mais baixa, entre 100 e 300 metros de altura (distância entre o solo e a base da nuvem) e normalmente se forma na chegada de frentes frias. São nuvens bem extensas (horizontalmente), que podem cobrir várias cidades.

PREVISÃO

As próximas horas desta quarta-feira seguirão com muitas nuvens e momentos de chuva entre a tarde a noite. Ainda há chance de temporais, sobretudo no fim do dia e no Oeste.

Continua depois da publicidade

Amanhã as nuvens seguirão por aqui mantendo a chance de chuva. Ela ocorre mais concentrada entre a manhã e o início da tarde. No final do turno para a noite já teremos a chuva em poucas cidades. Apesar de diminuir a chance de temporais, amanhã essa possibilidade segue. Porém, menos intenso que hoje.