Durante esta semana tivemos mais um encontro do Fórum Climático Catarinense, reuinão mensal dos meteorologistas do Estado, para elaboração da previsão de clima para os próximos três meses. Desta forma, a previsão é referente ao final do inverno e começo da primavera.

Continua depois da publicidade

Uma das primeiras conclusões é que estamos com águas no oceano Pacífico na linha do Equador mais frias do que o normal. Na região, até mesmo com águas mais profundas frias que deverão ser suporte para manter essa condição de água até o final do ano.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

TEMOS LA NIÑA?

Hoje não temos o fenômeno configurado. Isso porque o La Niña é uma mudança na temperatura das águas do Pacífico Equatorial – mais frias como estamos nesse momento – e aumento dos ventos na região. Condição da atmosfera que ainda não está ocorrendo.

Porém, a tendência que essa componente da atmosfera aconteça nos próximos meses. Sendo assim, provavelmente tenhamos o La Niña no final de 2020.

Continua depois da publicidade

> Chuva de granizo atinge Blumenau na tarde de terça-feira

chuva granizo blu
Na tarde dessa terça-feira, uma rápida chuva de granizo caiu na região de Blumenau (Foto: Almira Haffenstein / Arquivo Pessoal)

CHUVA NOS PRÓXIMOS MESES

Teoricamente um La Niña reduz os volumes de chuva no Estado, especialmente entre final de primavera e verão. Fora isso, no oceano Atlântico na nossa costa também está apresentando uma configuração que também ajuda a diminuir as nuvens de chuva.

Diante disso, a previsão é que o trimestre tenha chuva abaixo ou no maximo dentro do padrão da época do ano. Sendo que as áreas de chuva normal serão menores. 

Lembro que o normal é que na primavera a chuva ocorra mais em forma de pancadas com aqueles temporais de fim de tarde. Fato que aumenta o volume de chuva, sobretudo no Oeste.

> Saiba o que acontece com o clima de Santa Catarina no inverno

ATENÇÃO PARA AGOSTO

A primeira quinzena do mês praticamente não terá chuva em SC. Pelo menos na maior parte do Estado. Algumas instabilidades fracas no Litoral e áreas próximas devido a umidade do mar, mas poucos dias e baixos volumes. Boa parte do motivo do próximo trimeste ter chuva abaixo do normal, vem por esta previsão de agosto.

Continua depois da publicidade

TEMPERATURA NOS PRÓXIMOS MESES

As condições atuais apontam para que tenhamos poucas massas de ar frio até o final do inverno. Como a estação vai até o final de setembro, ainda é possivel que algum ar frio passe pelo Estado, mas deverá ser pouco. A primeira quinzena de agosto deverá ter veranico com bons dias seguidos apresentando tardes quentes. No geral, o trimestre deverá ter temperaturas acima do padrão. 

Registro no bairro Itoupavazinha
Registro da chuva de granzo que caiu na terça-feira no bairro Itoupavazinha, em Blumenau (Foto: Tatiana Gonçalves Schaefer)