*por Douglas Marcio

Nesta sexta-feira temos previsão de sol e nuvens com pancadas isoladas e passageiras de chuva entre a tarde e a noite no Oeste de Santa Catarina. Do Planaltos ao Litoral, as nuvens vão aparecer mais em alguns momentos e tem chance de chuva fraca por conta da circulação marítima.

Continua depois da publicidade

A chuva mais forte em forma de pancadas deve acontecer no período da tarde, no entanto apesar da chance de chuva mais forte, vamos ter ao longo do dia bons períodos de tempo seco, céu aberto e sol aparecendo mais do que as nuvens.

Teremos também de volta aquela sensação de abafamento. Máximas da tarde ficarão acima dos 30°C no Norte, no Vale do Itajaí e no Oeste. Na região da Grande Florianópolis os termômetros ficam próximos aos 30°C.

Fim de semana

Continua depois da publicidade

A previsão para o fim de semana é de sábado com variação de nuvens, sol e pancadas de chuva a partir da tarde, principalmente nas áreas que ficam mais perto do Paraná. E domingo também com variação de nuvens e chuva em alguns momentos.

No Oeste, poderemos ter pancadas isoladas de chuva no período da tarde com raios e trovoadas. Na Faixa Leste, muitas nuvens por causa da circulação marítima. Nos dois dias as temperaturas máximas se aproximam dos 30°C.

Próximos meses

Foi divulgada a previsão do Fórum Climático Catarinense que vale para os próximos três meses: fevereiro, março e abril, ou seja, parte do verão e do outono.

Será um período de neutralidade, sem a influência de fenômenos como El Niño e La Niña, por exemplo. Mas o destaque é que as temperaturas vão ficar acima da média, ou seja, o verão vai continuar bastante quente em Santa Catarina, temos pela frente – pelo menos – mais uma ou duas ondas de calor, com temperaturas elevadas durante vários dias consecutivos.

Continua depois da publicidade

Sobre a chuva, a previsão diz que ela vai ficar abaixo da média. Aliás, o mês que vem – fevereiro – vai ser o menos chuvoso. Isso porque a chuva vai acontecer de maneira mal distribuída e os volumes não vão ser significativos. Lembrando que tudo isso não é uma regra, mas a tendência climática é essa.

Fonte: Epagri/Ciram – Defesa Civil SC