A sexta-feira ainda terá temperaturas mais altas em parte do estado, principalmente nas áreas do Litoral, Sul, Vale do Itajaí e região Norte, pelo que chamamos na meteorologia de “pré-frontal”, um ar mais quente que antecede a passagem de uma frente fria.
Continua depois da publicidade
Cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú e Itapema podem novamente ter influência do nevoeiro marítimo e pontualmente essas cidades devem ter temperaturas mais amenas, já que esse tipo de nuvem não permite que o sol aqueça a superfície.
No restante do estado o sol vai aparecer, mas no decorrer do dia, mais entre a tarde e a noite, as nuvens vão começar a aumentar conforme a frente fria, sistema de chuva, for se aproximando do nosso estado.
A chuva deve chegar primeiro em cidade do Oeste, depois Meio Oeste, Serra e Sul. Isso porque a frente fria vai atravessar Santa Catarina. Atenção que nessas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul, pontualmente, a chuva pode vir forte, com raios, trovoadas e rajadas de vento.
Nas demais regiões do estado a chuva chega na noite em direção a madrugada de sábado, mas de forma mais isolada.
Continua depois da publicidade
Atrás da frente fria vem uma massa de ar frio de origem polar, e por isso as temperaturas entram em declínio acentuado a partir da noite de hoje.
FIM DE SEMANA
O sábado ainda começa com muitas nuvens e chance de chuva entre a madrugada e o período da manhã. Apesar disso, a frente fria vai se afastar bem rápido do nosso estado, e ainda no decorrer do sábado o tempo volta a ficar firme. O domingo será de sol entre poucas nuvens.
Atenção com a mudança de temperatura. O sábado já começa gelado em cidades entre o Oeste e a Serra. Nas demais regiões sentiremos o frio “chegando” ao longo do sábado, com as menores temperaturas sendo registradas no Litoral entre a noite de sábado e a madrugada de domingo.
Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia
Fonte: Ciram