*Camila Levien, interina
O calor intenso dos últimos dias, com temperaturas típicas de verão, é substituído por céu nublado e tempo ameno nesta segunda-feira (14) em todas as regiões de Santa Catarina. O motivo para essa mudança é a passagem de uma frente fria pelo Estado, com risco de chuva mais intensa no Oeste e Planalto. Há risco temporais isolados para todas as regiões de SC, com raios, queda de granizo em pontos isolados e ventania acima dos 60 km/h.
Continua depois da publicidade
As temperaturas caem consideravelmente se comparadas com o domingo, em que a máxima chegou a 41ºC em Criciúma e 40ºC na cidade de Urussanga, porém nesta segunda-feira os valor no termômetro não deve passar dos 21ºC no Sul e o mesmo vale para a Serra. O ponto mais quente do Estado será o Oeste, com previsão de até 28ºC. O Norte e Vale do Itajaí, por sua vez, prometem uma tarde de 24ºC.
Nos dois próximos dias, a cara do tempo não mudará, com muitas nuvens e pequenas aberturas de sol na terça-feira(15) e na quarta-feira (16). Porém, o motivo para esta condição será a influência da umidade que vem do mar. Há chance de pancadas rápidas e fracas de chuva para quase todo Estado, com menor intensidade no Meio Oeste e Serra.
Mar agitado
A passagem desta frente fria também influencia as condições marítimas, especialmente entre as 12h desta segunda-feira (14) e às 15h de quarta-feira (16). O mar ficará agitado, com ondas de sul/sudeste e picos entre dois e três metros de altura. Essa condição se inicia pelo Litoral Sul, e a partir da terça-feira (15) deverá predominar em toda a região costeira. Há possibilidade de ressaca até Laguna.
Continua depois da publicidade