A semana está sendo de tempo bastante instável. A chuva na maior parte das cidades tem sido de intensidade fraca. No entanto, em áreas do Norte, Vale do Itajaí e Serra a chuva está sendo de intensidade moderada a forte. No entanto, com volumes muito elevados na região de Florianópolis. Na cidade até o meio da tarde de hoje, a semana já tinha acumulado mais de 170 mm. Volume que é quase igual aos 190 mm normais de um mês de janeiro inteiro na cidade. Estamos com alguns sistemas meteorológicos atuando para deixar a semana instável. Temos ventos em altitude gerando um fluxo de umidade desde o norte do Brasil até nós. A arte abaixo mostra através das setas sobre as cores laranja e vermelho:
Continua depois da publicidade
Além disso, temos em superfície umidade do mar avançando para o Litoral devido um centro de alta pressão, na figura abaixo com o centro no H 2015. Vejam que as setas giram em torno da alta pressão entrando do mar na altura do litoral de SC.
E por último, temos em altitude um vórtice ciclônico, ou seja, uma área onde a pressão do ar é baixa gerando nuvens mais carregadas de água nas áreas ao redor do centro. Na arte abaixo percebemos a presença do vórtice:
QUINTA-FEIRA AINDA INSTÁVEL
Amanhã estes sistemas seguem influenciando o tempo, mas o vórtice se desloca um pouco para o mar. Desta forma, ainda há previsão de muitas nuvens e chuva a qualquer hora no Norte, Vale do Itajaí e Litoral, mas intercalando com períodos de melhoria. Atenção que ainda poderá chover forte no Litoral e áreas próximas. Chamo atenção que estes períodos de melhoria com maiores aberturas de sol ocorrem mais nas outras regiões onde há chance de chuva, mas um pouco mais entre tarde e noite. Mal distribuída.
Continua depois da publicidade
SEXTA-FEIRA
A previsão que o tempo siga instável, mas com maiores aberturas de sol em todas as regiões com as temperaturas subindo um pouco mais em todas as áreas. Há chance de chuva, mas não tão contínua. Será mais em forma de pancadas isoladas. Na maior parte das cidades, tarde/noite.
Confira todas as publicações de Leandro Puchalski
Leia também:
Florianópolis registra 50% da chuva do mês no período de 24 horas
Com chuva incessante, bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, fica “embaixo d’água”