Amanhecer desta segunda-feira na Beira-Mar Norte (Foto: Betina Humeres, DC)

Continua depois da publicidade

A massa de ar frio que mexeu com o tempo no fim de semana aos poucos vai se afastando do nosso estado e indo em direção ao mar. Apesar disso ainda tivemos uma madrugada/amanhecer de temperaturas mais baixas em muitas cidades, e em pelo menos três lugares elas ficaram abaixo de zero:

-3,2°C Urupema

-2,9°C Bom Jardim da Serra

-0,9°C São Joaquim

Continua depois da publicidade

FOTOS: Confira como foi o amanhecer gelado em SC

 

A diferença, nesta segunda-feira, é que nós vamos perceber a temperatura subindo um pouco mais ao longo do dia. As máximas se aproximam dos 21°C na Grande Florianópolis, 20°C na região Sul e 19°C no Oeste.

Pras temperaturas terem esse pequeno aquecimento, o sol aparece, só que primeiro teremos uma manhã de muitas nuvens do Planalto ao Litoral. Poucas cidades dessa área podem ter um chuvisco no início do dia. No Oeste o sol aparece desde cedo.

SEM MUITAS MUDANÇAS

Na terça-feira o tempo segue o mesmo comportamento. O sol vai aparecer entre nuvens em todas as cidades sendo que no período da manhã as nuvens predominam nas áreas entre os Planaltos e o Litoral. Ainda faz um pouco de frio na madrugada/amanhecer, mas ao longo do dia as temperaturas se recuperam e até sobem um pouco mais do que na segunda-feira.

Previsão de 24°C em pontos da região Sul e também do Litoral, e no Oeste máxima de 22°C.

INVERNO


A estação mais fria do ano começa nesta semana, na quinta-feira, às 7h7min.

Lembramos que é uma data e horário astronômicos, marca o dia que ocorre o Solstício de Inverno no Hemisfério Sul. Na quinta-feira teremos dia mais curto do ano e consequentemente a noite mais longa do ano, em termos de iluminação por parte do Sol.

Na meteorologia não existe uma data para início de uma estação do ano, o tempo vai mudando aos poucos, e vai tendo cada dia mais as características de uma estação. Dessa forma até podemos dizer que em relação as temperaturas o inverno já começou em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista