A semana começa com o sol aparecendo entre nuvens em todas as regiões, inclusive no Planalto Norte, parte da Serra e no Vale do Itajaí, onde há cidades com céu mais nublado na manhã desta segunda-feira (8). As temperaturas sobem ao longo do dia, trazendo uma tarde de 30 a 32ºC em cidades como Criciúma, Joinville, Blumenau, Chapecó e Florianópolis.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Devido ao calor – e também por conta de um pouco de umidade do mar, com presença de um centro de baixa pressão – poucas cidades do Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte têm previsão de chuva à tarde em forma de pancadas passageiras. Mas é aquela chuva mal distribuída, típica de verão.

CICLONE NO MAR

Ao longo da semana vamos ter no oceano, entre RS e SC, um ciclone extratropical. Ele é um sistema de intensidade fraca. Por isso, mesmo próximo da costa, o vento que ele deverá provocar será mais no mar. 

Algumas rajadas de vento de 40 a 60 km/h têm condições de ocorrer na faixa Leste, mas especialmente entre Serra e Litoral Sul. Isso entre o final de terça e a quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Veja onde o ciclone irá se formar:

Posição esperada para o ciclone ao longo da semana
Posição esperada para o ciclone ao longo da semana (Foto: Windy)

O sistema ajudará a trazer algumas nuvens carregadas ao nosso Estado. Nesta terça-feira (9) o sol novamente irá aparecer novamente, trazendo uma tarde de 27 a 29ºC em muitas cidades. 

Porém, entre Planalto, Vale do Itajaí, Serra, Sul, Litoral e Norte há condições de pancadas de chuva entre as aberturas de sol. 

Muito isoladamente podemos ter algum temporal.

Entenda como o ciclone vai impactar SC

> Imposto de Renda 2021: veja tudo que você precisa saber

TEMPO SECO EM PARTE DE SANTA CATARINA

Justamente pela presença do ciclone no mar é que um ar seco deverá predominar toda a semana entre o Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Nas cidades dessas regiões, a semana inteira será de sol e nuvens.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Seis fatos revelam pior momento da pandemia para SC e para o Brasil

O que aconteceu em 8 de março de 1857? Saiba a origem do Dia da Mulher

Começo do outono deve ser marcado pelo frio em SC; veja a influência do La Niña