Entre a noite de quinta e o amanhecer de hoje a chuva voltou a aparecer em cidades entre o Oeste e a Serra. Até o momento os acumulados são relativamente pequenos, mas são bem-vindos, visto que a região tem rios em situação de estiagem. Nesse momento, todo volume de chuva é uma boa notícia.

Continua depois da publicidade

Em Itapiranga, no Extremo Oeste, choveu nas últimas horas 31 mm. É o maior acumulado de chuva, nesse período, em SC por enquanto. Mesmo assim o rio da cidade, que pertence ao Complexo hidrológico Peperi-Guaçu, ainda se encontra em situação de emergência para estiagem.


Outras cidades pelo estado tem rios na mesma situação, de emergência para estiagem. São:

Passos Maia

Joaçaba

Tangará

Continua depois da publicidade

Rio Negrinho

José Boiteux

Camboriú

São João Batista

Alfredo Wagner

São Bonifácio

A situação de emergência para estiagem, corresponde ao nível mais baixo, mais preocupante, que um rio pode chegar. Em Situação de Alerta, encontram-se mais 8 rios, que ficam localizados nas cidades de:

Concórdia

Canoinhas

Timbó

Taió

Otacílio Costa

Chapadão do Lageado

Palhoça

Forquilhinha

Os rios nesses últimos municípios citados seguem sendo monitorados pelo setor de Hidrologia da Epagri, pois podem ficar numa situação mais preocupante.

Ao longo dessa sexta-feira o tempo estará instável em Santa Catarina, com chuva em alguns momentos. A chance de chuva é maior para as cidades entre o Oeste, Meio Oeste, Serra e Sul do estado.

Por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia