Uma das perguntas que tenho ouvido bastante no dia a dia é quando teremos um frio de outono/inverno. Até agora, ao longo deste mês de abril, tivemos sim temperaturas baixas entre as madrugadas e início das manhãs. No entanto, algo bem pontual e mais significativo nas cidades de Planalto, sobretudo na Serra.
Continua depois da publicidade
No entanto, aquela massa de ar frio que passa com o seu centro – onde as temperaturas são menores – bem sobre o Estado trazendo uma "cara" de inverno ainda não aconteceu.
SEM "BOAS" NOTÍCIAS
Para quem gosta deste tipo de clima não tenho boas notícias. A previsão mostra que boa parte desta primeira quinzena de Maio não tenha grandes mudanças. Há previsão de noites/manhãs frias ao longo do mês, mas a princípio nada que seja muito diferente do que já tivemos. Claro que a medida que maio vai ocorrendo, o outono climática vá ocorrendo, as temperaturas tendem a diminuir.
A CAUSA
Porém, este ano está sendo influenciado pelo fenômeno climático El Niño. Talvez ele seja mais conhecido pelas pessoas como o responsável por aumentar os volumes de chuva. No entanto, ele também tem como influência deixar o outono mais ameno, ou seja, retardar um pouco mais as massas de ar frio, sobretudo as que entram mais pelo continente. Condição de deslocamento necessário para "quebrar" o padrão verão/outono e trazer definitivamente o padrão outono/inverno.
Vamos acompanhar!
Continua depois da publicidade