Nos últimos dias o indicativo de neve para o fim de semana causou muita expectativa. Como venho dizendo faz tempo, previsão de neve se faz com 48 ou 24 h de antecedência. O motivo da previsão ser poucas horas antes, vem da complexidade que precisamos na atmosfera para que nuvens com flocos de neve, chamamos de Nimbustratus (NS), se formem. Aqui em SC pela literatura temos uma série de possibilidade de composição da atmosfera para que a neve apareça.
Continua depois da publicidade
Veja também: Chance de neve aumenta procura por hospedagem na Serra de SC
SITUAÇÃO DESTE FIM DE SEMANA
Utilizando a ilustração abaixo, podemos ver o motivo que faz ter previsão de neve. Saiba que de maneira bem simples, para nevar há necessidade de frio forte e umidade sobre uma determinada região, no nosso caso a Serra.
Continua depois da publicidade
O ciclone é que na previsão será o suporte de umidade para a formação da Nimbustratus. O ar frio que está chegando pelo Oeste através da Argentina, é o nosso suporte para o frio.
No entanto, veja bem: este frio que falo não é o da superfície – o que sentimos – é o frio na atmosfera, ou seja, todo o caminho da base da nuvem até o solo.
Basicamente ele precisa ser abaixo de 0°C para que o floco de neve que sair da nuvem chegue intacto no solo. Se isso ocorre, temos neve. A primeira parte da ilustração abaixo mostra isso:
No entanto, se em uma determinada camada da atmosfera a temperatura não for negativa, área amarela da ilustração, o floco de neve pode virar uma gota d'água bem fria. Porém, sem quase ao cair no solo tiver novamente uma camada de temperatura negativa, esta gota se transforam numa pequena pedrinha de gelo. Aí temos a chuva congelada.
Continua depois da publicidade
OBS: Eu já vi chuva congelada. É uma bela experiência. Você sente que está chovendo, mas não "molha".
Agora, se boa parte da camada da atmosfera tiver temperatura acima de 0°C, terceira parte da ilustração, vamos ter a chuva.
QUAL A CHANCE DE NEVAR NA SERRA?
Pequena, mas existe. A "janela" para que ela ocorra também é de poucas horas. Mais entre a próxima noite, especialmente madrugada, e o amanhecer de domingo. Tudo nos pontos altos da Serra.
O QUE PODE "FURAR" A PREVISÃO?
Ter alguma camada da atmosfera sem o frio abaixo de 0ºC. Outra chance é o ciclone se posicionar numa região que não traga toda a umidade necessária para ajudar na formação da Nimbustratos.
Continua depois da publicidade