Nesta terça-feira (22), precisamente às 10h31min, temos o começo oficial da primavera. O oficial vem pelo fato de que este começo com dia e horário é astronômico, e não meteorológico. Neste caso estamos falando do equinócio. Para quem não lembra, este é o momento onde tanto hemisfério Norte quanto Sul recebem a mesma quantidade de energia do sol. Então às 10h31min o sol estará na Linha do Equador. Por isso, a terça terá a mesma quantidade de horas de noite e de dia.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
PRIMAVERA NO ASPECTO METEOROLÓGICO
Na medida em que a primavera vai acontecendo, o hemisfério Sul vai recebendo mais energia do sol do que o hemisfério Norte. Isso vai mudando as condições meteorológicas, dando uma “cara” diferente do tempo e do clima.
Para nós de Santa Catarina, temos diversas mudanças em relação ao que ocorre no inverno. Veja a lista:
– Os volumes de chuva aumentam em relação à estação passada, especialmente no Oeste. Isso ocorre já que muda o sistema de chuva. Diminuem aos poucos as frentes frias – típicas do inverno – e aumentam as chuvas de final de tarde e/ou início da noite, por conta da formação dos sistemas convectivos de mesoescala.
Continua depois da publicidade
– Devido à mudança no sistema que provoca chuva, ela vem mais entre final de tarde e/ou início da noite. Algumas oportunidades com temporais, sobretudo no Oeste.
– Em alguns dias de sol, a temperatura apresenta grande amplitude térmica. Ou seja, amanhecer frio e tarde quente em uma mesma região.
– Ainda em alguns poucos dias temos entrada de ar frio. Nestes dias, o vento acaba sendo mais forte.
– No mar temos uma temporada de ressacas devido à passagem de ciclones no oceano.
Resumo na imagem abaixo:

INFLUÊNCIA EM 2020
Nesta primavera o La Niña é um dos fenômenos climáticos que irá influenciar o clima. Normalmente ela traz redução dos volumes de chuva, sobretudo no Oeste. Na temperatura, essa influência ajuda a trazer algumas massas de ar frio.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
O que já se sabe sobre as sementes misteriosas “da China”
Conheça duas cervejas de SC premiadas em concurso internacional
Entenda como são feitos os flagrantes de cenas curiosas em Florianópolis