Quando este mês de agosto, chegou as temperaturas mudaram. Apesar de ter feito frio com geada e temperatura negativa na Serra, esse frio não ocorreu nas outras regiões do Estado. Pelo contrário, levando em consideração as temperaturas das tardes, tivemos até veranico. Chegamos a ter dias com temperaturas acima de 30°C no Sul e próximo disso no Norte. Diante disso, algumas pessoas podem estar pensando que o inverno acabou. Espera aí! Não é bem asim.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por Whatsapp? Inscreva-se aqui

Já faz alguns dias que estou monitorando uma informação de que em torno do dia 20 uma massa de ar frio forte tenha o seu deslocamento continental. O que isso quer dizer? Dentro de uma massa de ar frio as menores temperaturas estão no seu centro, ficando as temperaturas não tão baixas nas bordas. Por isso, é importante o sentido de deslocamento da massa de ar. Basicamente ela pode ser marítima ou continental. 

> VÍDEO: veja o momento em que tornado toca o chão em SC

Quando é marítima, as temperaturas no Estado diminuem, mas nada muito forte. Sem falar que dura poucos dias. Quando ela é continental, o frio persiste por mais tempo, e as temperatura baixam bastante justamente porque aumenta a chance do centro do sistema passar por Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Portanto, se nada mudar até lá, mais ou menos na metade da semana que vem deveremos ter um frio mais acentuado típico de inverno em todas as cidades do Estado. Aquele frio que traz temperatura bem abaixo de 0°C na Serra ficando negativa no Oeste e Meio Oeste.

Vamos acompanhar, mas posso dizer que o inverno ainda não acabou.

Acesse também:

Dois tornados atingem Santa Catarina, confirma Defesa Civil

Entenda o que é a Supercélula que provocou tornados em SC