Quero trazer a informação de que estamos tendo uma maior quantidade de dias sem chuva neste mês. Antes é importante destacar que abril é tradicionalmente um período mais seco. Em média, em muitas cidades temos de 17 a 19 dias sem chuva. No entanto, neste abril de 2018 já estamos com picos de 20 a 23 dias com ausência de chuva. Como exemplo posso citar Indaial, Campos Novos, Chapecó, Lages, Urussanga e Florianópolis. E não esqueçam. Hoje é dia 26.
Continua depois da publicidade
Nos poucos dias que tivemos alguma instabilidade, os volumes na maior parte das cidades foram baixos. Na maior parte do Estado neste mês choveu menos de 30 mm. Para terem ideia de comparação, na maior parte das cidades o padrão é algo entre 70 e 130 mm.
A primeira consequência é a diminuição do nível dos rios. Segundo o setor de hidrologia da Epagri, hoje temos 12 rios com situação de estiagem. É um alerta para que a gente economize ainda mais água do que no dia a dia.
Em termos de previsão as notícias são melhores quando chegar Maio. Entre os dias 2 e 3 até poderemos ter instabilidades, mas essas não deverão resolver. Se confirmar, a chuva prevista mais para o período entre os dias 5 e 6 maio é que poderá trazer volumes mais representativos e melhor distribuído por todo o Estado. Como ainda falta uns dias. É preciso acompanhar para ver se não terá mudança.
Continua depois da publicidade