O mês de julho deverá começar com que chamamos na meteorologia de bloqueio atmosférico. Isso ocorre quando um ar seco se estabelece numa região criando uma espécie de barreira para nuvens de chuva que avançam de outra região. Nos primeiros dias do mês, o ar seco deverá predominar de SC para o Centro do Brasil. Segurando as nuvens de chuva do RS para o Uruguai. Isso deverá trazer baixos volumes de chuva durante boa parte da primeira quinzena.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Com isso, as massas de ar frio mais forte também não deverão avançar visto que elas só avançam depois da chuva – nesta época do ano normalmente vinda por uma frente fria. Noites e manhãs sempre têm temperaturas menores, mas nada intenso. As tardes com esse comportamento acabam tendo aquecimento. Isso deverá ocorrer especialmente de domingo a quarta desta próxima semana.
Desta forma, a chuva deverá aparecer um pouco mais – falando de volume – no meio do mês para a segunda quinzena. Como as massas de ar frio mais fortes só avançam depois da chuva, a tendência que a segunda quinzena do mês seja mais fria.
Leia mais
Cidades de SC ficam encobertas por nevoeiro; especialista explica o fenômeno
Continua depois da publicidade
Plantio de restinga em Balneário Camboriú é adiado para depois da reurbanização