Ontem tivemos mais um dia com temporal de verão. Na segunda passada tivemos problemas com chuva e vento em Criciúma e Içara. Na terça foi a vez de Joinville. Ontem, quarta-feira, Florianópolis teve tanto chuva forte quanto vento.
Continua depois da publicidade
Abaixo separei dados de chuva e vento que ocorreram na capital.
Por eles da pra ver uma condição bem típica de verão. Enquanto a chuva em pontos da cidade foi forte em outros mal choveu. Vejam que o vento chegou a casa de 50 a 60 km/h nos pontos de medição. Vento forte.
O QUE CAUSOU
Durante o dia de ontem tivemos temperatura chegando a casa dos 37°C na cidade. O ar quente que vem predominando também é úmido. Ventos em altitude estão neste mês de Janeiro trazendo este ar tropical do Centro Norte do Brasil como a figura abaixo mostra;
Continua depois da publicidade
Essa configuração da atmosfera ajuda a formar nuvens que chamamos de convectivas. Elas se formam a partir de fluxos ascendentes de ar úmido e quente da superfície para a atmosfera (alta troposfera). Movimentos descendentes carregam ar mais seco do atmosfera para a camada próxima da superfície. Ventos pra cima e para baixo. Parte desse movimento se espalha para a dianteira das nuvens formadas causando rajadas de vento.
Vento forte que provocou os problemas de destalhamento na Lagoa da Conceição.
IMAGENS DE SATÉLITE E RADAR
Abaixo temos imagens que mostram as nuvens carregadas bem sobre a capital. Vejam que foram nuvens formadas bem na região, ou seja, bem próximas do mar. O avanço rápido para o oceano faz a chuva com vento durar pouco tempo.
Na imagem de radar perceba a parte vermelha a direita da palavra Floripa. Núcleo de chuva forte com vento no Leste da Ilha.