Pelo segundo dia consecutivo a presença de uma massa de ar frio sobre o mar irá fazer com que o vento sopre do oceano para a costa. Isso junto com os morros das regiões Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte traz condições para a formação de nuvens associadas a chuva nesta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

O que normalmente ocorre nestes casos (na meteorologia chamamos de circulação) é que a chuva ocorre por períodos, ou seja, em momentos do dia ela para, permitindo melhorias. No caso do Sul, estes períodos serão mais à tarde. Destaco que isoladamente teremos volumes elevados.

Para quem está no Planalto Norte, na Serra e no Oeste, esta umidade não ajuda a instabilizar o tempo, ou seja, seguem com sol e tempo seco.

Pelo fato de ter um ar frio no mar e pela maior cobertura de nuvens, as regiões que tem instabilidade acabam tendo um dia ameno/frio. Durante a tarde, as temperaturas não passam muito dos 18 a 20ºC. Já no Oeste, onde as tardes têm sido quentes, as temperaturas seguem elevadas, se aproximando dos 28ºC a 30ºC.

DOIS SISTEMAS METEOROLÓGICOS NA QUINTA

Esta umidade do mar diminui bastante para o Sul, onde o sol volta a aparecer mais. O que ocorre é que a umidade ainda irá interferir no tempo do Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis que seguirão com muitas nuvens e chuva entre períodos de melhoria.

Continua depois da publicidade

Porém, além da umidade do mar, áreas de instabilidade avançam a partir do Oeste. Condição que para o Oeste, Serra, Sul e Planalto Norte irá trazer chuva passageira entre a tarde e a noite.

As temperaturas pouco mudam em relação à quarta. No Oeste, pelo tempo instável que volta a previsão é de temperatura não tão elevadas quanto vem fazendo.

ALGUNS DIAS DE TEMPO INSTÁVEL

Posso dizer para vocês que a sequência da semana, mesmo que tenha momentos de tempo seco e até algumas aberturas de sol, seguirá tendo momentos de instabilidade em todas as regiões.