Infelizmente, a meteorologia não tem ferramentas suficientes para trazer uma informação de qualidade que possa dar uma ideia de como será o clima ao longo de todo um ano.
Continua depois da publicidade
Porém, hoje temos, por meio da previsão climática (que é diferente da previsão do tempo, já que clima e tempo têm definições diferentes), condições de passar uma ideia do que tem previsto para os três primeiros meses de 2020.
Sem fenômenos de grande escala
É importante destacar que de janeiro a março teremos o que chamamos de neutralidade climática. Isso quer dizer que fenômenos como El Niño/La Niña não deverão mudar muito as características dos três primeiros meses do ano.
O que esperar da chuva
Nos primeiros dias do ano teremos o que chamamos de chuva convectiva, ou seja, nuvens que se intensificam pelo aquecimento diurno. São aquelas pancadas de chuva muitas vezes fortes, mas que não pegam uma região muito extensa e ocorrem de forma passageira.
Esse tipo de chuva faz com que o Litoral (especialmente da Grande Florianópolis ao Litoral Norte) passe por esse período do ano com mais chuva. É quando ocorre os maiores volumes. Algo entre 190mm a 230mm mensais.
Continua depois da publicidade
No primeiro trimestre de 2020, haverá chuva bem dentro das características da época do ano. Sem grandes variações.
Temperatura acima da média
Como todos sabem, entramos agora no período mais quente do ano. Influência de massas de ar quente tropicais que avançam para a nossa região. Para 2020, a previsão dos três primeiros meses aponta temperaturas acima do padrão, ou seja, um trimestre mais quente. É muito comum que em anos de neutralidade tenhamos pelos menos de duas a três ondas de calor. Ou seja, período com as temperaturas tanto do amanhecer quanto da tarde bem acima da média do período.