Nesta semana, tivemos mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense, encontro dos meteorologistas do Estado para a elaboração da previsão de clima para os próximos três meses. O verão vem sendo influenciado pelo fenômeno climático La Niña. Para quem não lembra, ele é o resfriamento das águas do oceano pacífico entre a Indonésia e a costa do Peru. Além disto, há um aumento da intensidade dos ventos na região que são chamados de Alísios.
Continua depois da publicidade
Estas mudanças no oceano e na atmosfera influenciam o clima em diversas regiões do planeta. No período de Março a Maio deveremos ter o enfraquecimento do La Niña que tem tudo para ir só até o meio do outono.
PREVISÃO CLIMÁTICA
Diante disto, a previsão é que as temperaturas do amanhecer fiquem dentro a abaixo do padrão, ou seja, um pouco mais frio. No entanto, as tardes tendem ter o padrão normal até acima em algumas áreas, ou seja, amanhecer frio e tarde quente. Esta diferença chamamos de amplitude térmica. Temos tudo para falar bastante sobre ela na próxima estação.
Em relação a chuva, as informações dão conta que deveremos ter ela abaixo do padrão no trimestre, mais seco. A exceção deverá ficar com março que ainda tem previsão de chuva normal a acima do padrão no Norte, Vale do Itajaí e parte do Litoral.
Continua depois da publicidade