Na tarde dessa terça-feira (28) tivemos mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense. Trata-se do encontro mensal dos meteorologistas do Estado para elaboração da previsão de clima dos próximos três meses, ou seja, período de maio até julho.
Continua depois da publicidade
INFLUÊNCIA
A primeira informação que repasso é que vamos seguir num período de neutralidade climática. Ou seja, grandes fenômenos climáticos (como El Niño/La Niña) não estão previstos. No entanto, é importante destacar que o oceano pacífico na linha do equador está num processo de resfriamento.
CHUVA
Ela deverá ocorrer ao longo dos próximos meses. Só chama atenção a distribuição irregular tanto espacial quanto temporal. Resumindo: A chuva irá aparecer mas entre um episódio e outro deveremos ter períodos mais longos de tempo seco. Pelo Estado, a chuva acaba tendo intensidade diferente por regiões. Algumas com mais, outras com volumes menores.
No trimestre esperamos chuva abaixo e no máximo dentro do padrão do período. Para que tenham ideia, o volume mensal varia entre 90 e 170 mm na maior parte do Estado sendo que a Grande Florianópolis e o Sul tem normalmente volumes menores: 70 a 100 mm.
Portanto, continue economizando água!
Continua depois da publicidade
TEMPERATURA
Não há previsão de grandes anomalias, ou seja, elas deverão se comportar muito próximo do que normalmente ocorre neste período entre o final de outono e início de inverno. As massas de ar frio que começam a avançar gradativamente diminuindo as temperaturas até o inverno. Sempre lembrando que no outono é normal grande variação de temperatura. Dias quentes intercalando os frios.
Leia mais: