Antes de escrever sobre esse mês de setembro que está começando, quero dividir com vocês um pouco do comportamento da chuva durante o mês de agosto. Começo lembrando que o padrão do mês passado é ter mais chuva no Oeste e menos no Litoral, Vale do Itajaí e Norte. A diferença é pouca. Enquanto Oeste tem algo entre 130 e 170 mm, a faixa Leste fica mais com 90 a 110 mm.
Continua depois da publicidade
> Frente fria traz chuva para Santa Catarina e formação de ciclone no mar
Em 2020, agosto ficou com chuva acima desse padrão justamente onde os volumes são menores e um pouco abaixo no Oeste. No entanto, onde menos choveu foi no Sul. De qualquer forma, tivemos chuva em todas as regiões no mês passado, apesar da irregularidade. O que é uma boa notícia perante a seca que estávamos vivendo até o iníco do inverno.
O QUE ESPERAR DA CHUVA EM SETEMBRO
É importante destacar que este mês agora marca a mudança do padrão do inverno para o padrão da primavera. O principal sistema que provoca chuva no inverno – as frentes frias – começam a diminuir a frequência. Começa a aumentar a presença de chuva vinda em forma de pancadas de final de tarde. Um pouco disso já ocorre devido à gradativa elevação da temperatura.
> Entenda a diferença entre ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão
Continua depois da publicidade
Essa troca no motivo da chuva faz com que os volumes de setembro aumentem em relação a agosto. O mapa abaixo mostra o que é o padrão do 9º mês do ano. Vejam que no Oeste é normal chover em torno de 200 mm.

Bom, como já escrevi na semana passada, a previsão climática para o trimestre é que tenhamos volume de chuva entre ”dentro/abaixo do padrão” nos próximos três meses. Sendo que o Oeste deverá ter mais essa questão de chuva abaixo do padrão. Neste mês de setembro já deverá ser assim.
> Relembre seis vezes em que Santa Catarina foi atingida por tornados
Ao longo desse final de primeira quinzena deveremos ter dias com a presença do sol, mas os avanços de instabilidades pelo Estado irão trazer momentos com chuva. Ela deverá sempre ter volumes mais representativos no Leste do que no Oeste.
O meu destaque, em termos de maior quantidade de chuva neste mês, vai exatamente para a região que menos teve chuva em agosto: o Sul de SC. Os volumes maiores deverão ocorrer muito entre a Serra catarinense e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul, mas também trazendo volumes maiores de chuva no Sul catarinense, inclusive já neste fim de semana.
Continua depois da publicidade
PARA NÃO DEIXAR DE FALAR DE TEMPERATURA
O que posso adiantar em termos de temperatura é que, apesar de termos algumas tardes frias no Litoral e áreas próximas, não há previsão de frio intenso para o mês. Pelo menos por enquanto. O Oeste de SC deverá ter até um setembro bem quente devido à elevação nas temperatuas ao longo das tardes.
Leia também:
> Santa Catarina está na segunda região mais propícia a tornados em todo o mundo, diz pesquisa