Antes de escrever sobre o comportamento do tempo e da temperatura na sequência desse mês de fevereiro, quero dividir com vocês o que aconteceu de chuva até agora aqui em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

O mapa acima mostra a quantidade de chuva por região. Percebemos que em boa parte do Estado tivemos volumes não muito elevados. A chuva na verdade foi bem irregular, ou seja, chovendo totais diferentes por regiões e até mesmo por cidades próximas. 

Onde mais choveu até agora foi nas regiões de Joinville e Florianópolis. Na região da Aapital já tivemos boa parte do normal do mês inteiro.

Chamo a atenção para as quatro cidades que estão no mapa: São Carlos no Oeste, Painel na Serra e Siderópolis e Nova Veneza no Sul. Elas tiveram bem mais chuva que as cidades próximas.

Continua depois da publicidade

> Neve cobre 72% do território dos EUA em fevereiro de 2021; entenda o motivo

O QUE ESPERAR PARA A SEGUNDA QUINZENA

Em relação à chuva podemos esperar ainda essa irregularidade da distribuição pelas regiões. Condições típicas de verão. No geral, os volumes previstos – para a maior parte das regiões – é baixo. Isso quer dizer que depois de um dezembro e um janeiro bem chuvosos, os volumes irão diminuir. Esse início da segunda quinzena do mês tem pouca chuva. Ela deverá ser mais presente entre o final do dia 23 e no dia 24. Quando uma frente fria – sistema de chuva – deverão passar trazendo até uma distrbuição melhor pelo Estado.

> Perseverance: como será o pouso da Nasa na busca de vida em Marte

Resumo da 2° quinzena
Resumo da 2° quinzena (Foto: NSC Total)

Em relação a temperatura, a quinzena começa quente com elas mais elevadas entre o Litoral, Vale do Itajaí, Sul e Norte. Destaco que os dias mais quentes do período devem ser 22 e 23. Outro destaque é que as madrugadas desse semana, sobretudo quinta e sexta, terão temperaturas mais amenas ao amanhecer. Um pouco de frio entre Planalto e Oeste.

> Ciclone subtropical se forma no Sul do Brasil; vídeo explica o fenômeno

Lá pelo dia 24 até mais ou menos dia 26 de fevereiro há previsão de uma temperatura mais amena em todo o Estado. O calor deverá diminuir nesse período. 

Leia também:

Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença

Volta às aulas em SC: Estado libera 100% da capacidade das salas

Conheça as gêmeas que realizaram cirurgia de mudança de sexo em SC

Se mantiver o atual ritmo, SC vai concluir vacinação contra o coronavírus em novembro de 2023

Entenda o que é ciclone bomba, fenômeno que atingiu Santa Catarina