A partir de amanhã teremos o inverno “de fato e de direito”. A brincadeira serve porque na prática, de maneira meteorológica, o inverno já começou faz tempo. Na teoria, de maneira astronômica, a estação tem começo nesta quinta-feira às 7h07 da manhã. Neste primeiro dia oficial da estação, as temperaturas tem comportamento diferente do que possamos imaginar de um dia de inverno. Ao longo da tarde elas sobem trazendo calor com picos próximos dos 30ºC em algumas cidades do Sul.
Continua depois da publicidade
A quinta-feira tem a presença do sol em todas as cidades. No entanto, a nebulosidade aumenta ao longo do dia devido a aproximação de uma frente fria que estará no RS. Poucas cidades do nosso Oeste poderão ter até uma instabilidade fraca.
SEXTA-FEIRA COM TEMPO INSTÁVEL
A frente fria – que é um sistema de chuva e não de frio como o nome sugere – estará no mar na altura do nosso Estado. Portanto, a previsão é de uma sexta-feira de sol, mas ele divide espaço com momentos de maior cobertura de nuvens. Tem até chance de chuva fraca, passageira e mal distribuída, ou seja, em poucas cidades. O calor da tarde não se repete. A temperatura diminui um pouco.
O QUE ESPERAR DA SEQUÊNCIA DO INVERNO
Continua depois da publicidade
Em relação ao clima posso dizer que não haverá influencia de nenhum fenômeno climático. Teremos o que na meteorologia chamamos de neutralidade. A previsão do Fórum Climático Catarinense, previsão de consenso dos meteorologistas de SC, é que a chuva ainda possa ficar abaixo da média em Julho e mais dentro do padrão em Agosto. Previsão que faz ter atenção com a estiagem.
Sobre a temperatura a previsão é de frio, mas entre uma massa de ar polar e outra, deveremos ter períodos de dias com aquecimento acima do padrão da época do ano, sobretudo no final do inverno.