Durante a manhã de hoje (2) tivemos no interior de São Joaquim queda de chuva congelada. Que são minúsculas pedrinhas de gelo que caem ao solo pela atmosfera muito fria. Ela indica uma situação limiar a queda de neve.

Continua depois da publicidade

> Ciclone provoca estragos e deixa ao menos 9 mortos em Santa Catarina

Na figura abaixo você entende um pouco melhor essa diferença:

Neve x chuva congelada
(Foto: Arte NSC TV)

> "Achei que tinha perdido o meu filho", diz mãe de bebê soterrado durante ciclone em Florianópolis

Para que os flocos de neve saiam da nuvem e cheguem ao solo é necessário que todas camadas da atmosfera até a superfície tenha temperatura abaixo de 0ºC. Isso é necessário para que o floco no seu deslocamento não perca suas características.

Continua depois da publicidade

Quando uma camada da atmosfera tem uma temperatura um pouco maior, normalmente esse floco, muda para um situação de pequenas pedrinhas de gelo. O que chamamos de chuva congelada.

> Santa Catarina decreta calamidade pública após ciclone que atingiu mais de 100 cidades e deixou 9 mortos

Nos vídeos que recebemos a região nota-se que temos chuva congelada. Observem que ao bater na mochila a pedrinha de gelo quica. Algo típico de chuva congelada.

Neste outro vídeo percebemos algo mais próximo de um floco, mas ainda não. O que mostra é o que podemos chamar de uma neve granular. É na verdade, um grão muito pequeno – não o floco – com diâmetro geralmente inferior a 1 mm.

Continua depois da publicidade

AINDA PODERÁ NEVAR?

A possibilidade continua sendo pequena, mas ao longo desta quinta há chance de algo fraco e bem pontual. Depois a partir de amanhã, não mais.