Na noite deste próximo domingo para segunda-feira teremos mais um Eclipse Lunar Total visível de todas as regiões de Santa Catarina.
Para vocês terem ideia, na capital o fenômeno poderá ser observado a partir das 0h37 min. Ele terá seu máximo, toda a lua coberta, perto das 3h12 min. O fim do espetáculo será pelas 5h48 min.

Continua depois da publicidade

COMO OCORRE O ECLIPSE LUNAR

Ele acontece quando a Terra fica entre o Sol e a Lua. Isso bloqueia a luz do sol e a Lua deixa de refleti-la. Quando a Lua, o Sol e a Terra ficam alinhados, a Terra forma sombras sobre a Lua. Nesse caso a lua ganha uma tonalidade vermelho-sangue.
Isso ocorre porque a Lua fica iluminada pela luz que passou pela atmosfera da Terra, e essa luz chega à Lua pelo fenômeno chamado de refração.

NÃO É RARO

O Eclipse Lunar não é algo raro, temos em média 1 a cada 173 dias. O último eclipse lunar ocorreu em 27 de Julho de 2018 e o próximo total será em 16 de Julho de 2019.

TEMPO PARA OBSERVAR

Se nada mudar até lá, a previsão indica que a madrugada de segunda-feira terá pouca nebulosidade na maior parte das nossas cidades. Condição muito boa para quem quer observar. Cidades da Serra, Planalto Norte, Vale do Itajaí e algumas do Litoral poderão ter momentos mais nublados atrapalhando um pouco.

Continua depois da publicidade