A primeira quinzena de 2019 chega ao fim e o que mais marcou essas duas primeiras semanas do ano foi o calor intenso em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Teve recorde de temperatura em várias cidades, Florianópolis inclusive, registrou a maior temperatura em 108 anos de observações meteorológicas, quando os termômetros marcaram 39,7°C no dia 03 de Janeiro.

Cidades como Blumenau, Joinville, Garuva, Massaranduba, São João do Itaperiú, Camboriú e Antônio Carlos também chegaram a marcar temperaturas de 40°C ou mais.

MAIS QUENTE QUE O NORMAL

Todo esse calorão fez as médias de temperatura desta primeira quinzena de janeiro ficarem bem acima da do que normalmente ocorre neste mês. No quadro abaixo podemos observar essa diferença:

Continua depois da publicidade

Veja que a temperatura média das tardes de Janeiro de 2019 em pontos de São Joaquim tem sido de 27,0°C, quando o que normalmente faz nesse período oscila próximo a 23°C, a média tem sido de quase 4°C a mais nesses últimos dias.

CALOR E A CHUVA DE VERÃO

Esse calor dificilmente vem sozinho, está sempre acompanhado da alta umidade relativa do ar. A soma dessas duas variáveis dão ainda mais potência para as nuvens resultando em temporais nos finais de tarde. Eles ocorrem de forma bem irregular no tempo e no espaço, mas já estão acumulando volumes de chuva bem representativos:

–> Só nesses primeiros 15 dias do ano a região do Centro de Florianópolis já somou 203 mm de chuva, o que equivale ao volume de chuva esperado para o mês todo. Pra ter ideia de como essa chuva é pontual, no Norte da Ilha os volumes somam apenas 33 mm no mesmo período.

–> Em Concórdia, na região Oeste, os acumulados já batem os 202 mm, volume maior do que o esperado pra todo o mês de Janeiro, que seria algo entre 150 e 170 mm.

Continua depois da publicidade

Responsáveis: Leandro Puchalski e Bianca Souza