Durante o ano passado foi publicado uma pesquisa na revista cientifica Nature. Os pesquisadores utilizaram inteligência artificial para atualizar informações de satélite da Nasa e corrigir detalhes de elevação e nível do solo no mundo inteiro. Esses dados foram cruzados com novas projeções de aumento do nível dos oceanos.
Continua depois da publicidade
Para vocês terem ideia, de 2006 para cá o nível do mar tem aumentado 3,6 mm por ano. Se continuar neste ritmo, até 2100 o mar estará 1 metro acima do normal.
Isso traz consequências no mundo inteiro. A estimativa é que aqui no Brasil mais de 1 milhão de pessoas sejam atingidas por ressacas. Um milhão estão em locais que daqui a um tempo estarão completamente tomados pelo mar.
Tendências para Santa Catarina
Essa pesquisa mostra que bairros de cidades como Joinville, São Francisco do Sul e Araquari correm risco de inundações constantes. Cidades como Tijucas, Laguna e Tubarão também estão na lista.
Com risco de ressacas, apesar de menor, também estão cidades como Itajaí, Balneário Camboriú e praias de Florianópolis como Morro das Pedras, Matadeiro, Daniela e Ponta das Canas.
Continua depois da publicidade
A maior frequência de ressacas viriam por efeitos de marés e ciclones, por exemplo. Algumas projeções indicam que se o aquecimento global seguir na mesma intensidade, aqui em Santa Catarina quase 400 mil pessoas serão afetadas por ressacas diretas.