No último dia 28 de setembro tivemos outra reunião do Fórum Climático Catarinense com meteorologistas do Estado para a elaboração de consenso da previsão de clima para o último trimestre do ano.

Continua depois da publicidade

Entre outras influências, o trimestre outubro a dezembro deverá ter um La Niña que é o resfriamento das águas do oceano pacífico equatorial com mudanças no vento na região entre a Indonésia e o Peru. Na teoria, a influência em SC é de redução dos volumes de chuva.

Previsão de chuva

Tirando o mês de outubro – especialmente a primeira quinzena – que ainda deverá ter as características dessa segunda quinzena de setembro, o trimestre deverá ter menos chuva que o normal. Destaque para novembro que deverá ser o mais seco. Outubro ainda deverá ter bons volumes de chuva. Dezembro apesar de ainda ter uma redução dessa chuva deverá ter um pouco mais que novembro, especialmente no final do ano.

A boa notícia é que neste ano a chuva deverá voltar para o Sudeste e Centro Oeste do Brasil onde estão os principais reservatórias d´água das usinas hidroelétricas. Condição que poderá a dimiuir os efeitos de um apagão no país.

Previsão de temmperatura

Gradativamente vamos ter cada vez mais frequência de dias quentes do que frio. Apesar de ainda, especialmente outubro, ter chance de alguma massa de ar frio mais tardia. Só que passageira. A previsão é de uma normalidade das temperaturas até um pouco acima do padrão, especialmente no Oeste.

Continua depois da publicidade

Temporais e eventos extremos

Lembro que é normal na primavera – devido a chegada das primeiras massas de ar quentes e algumas massas de ar frio tardias – ter temporal em SC. Em anos de La Niña a frequência diminui, mas quando ocorre é normal ser forte. Atenção a isso.