Como já falamos várias vezes estamos passando um por uma estiagem em todas as regiões do Estado. Diante disso, é necessário que monitoremos as condições previstas para um período de médio prazo, 15 a 45 dias para frente.

Continua depois da publicidade

De primeira já adianto que até deveremos ter chuva neste período, mas nada que vá resolver a situação. Como vem ocorrendo, no máximo vamos ter períodos de trégua.

No mapa que separei temos os volumes de chuva previstos para os próximos 15 dias, ou seja, até o dia 7 de maio. Vejam que são baixos e mal distribuídos os volumes no Estado. Tem chuva voltando para a região, mas claramente mais na áreas de fronteira com os Países vizinhos porque é neles que há expectativa melhor de chuva.

O QUE ESPERAR PAR A UM PERÍODO MAIS LONGO

Importante dizer que na previsão do tempo o que se leva em consideração são as condições atuais do tempo. Ou seja, o que está ocorrendo agora é o start para projetar os próximos dias. Portanto, quanto mais afastado do hoje, mais mudanças a previsão poderá sofrer.

Resumindo: quanto mais longe prever, mais possibilidade se tem da informação mudar. O que se faz? Se acompanha a previsão diariamente.

Continua depois da publicidade

Bom, abaixo só para dar uma ideia separei uns gráficos de algumas cidades por regiões para passar essa ideia:

LITORAL

Projeção de chuva 45 dias - Florianópolis
(Foto: GFS)

VALE DO ITAJAÍ

Projeção de chuva 45 dias - Blumenau
(Foto: GFS)

NORTE

Projeção de chuva 45 dias - Joinville
(Foto: GFS)

OESTE

Projeção de chuva 45 dias - Chapecó
(Foto: GFS)

Vejam que nestas regiões os volumes oscilam em torno de 100 mm. O que é pouco para o período previsto. Vejam também que a chuva é concentrada em períodos, por exemplo mais em torno do dia 11 de maio. Ou seja, chuva espaçada por dia secos.

Só no Sul é que o simulador indica um volume maior.

Projeção para os próximos 45 dias - Criciúma
(Foto: GFS)

No entanto, veja que a ideia de ser chuva espaçada por dias seco segue.

RESUMO: Economize água!!!