O primeiro Jogo da seleção Brasileira no Copa 2018 ocorre na cidade de Rostov on Don, no Sul da Rússia.

Apesar de o país ser sempre lembrado pelas temperaturas negativas, pela Sibéria que ocupa 77% do seu território, poucos sabem que Rostov é conhecida como o "forno" da Rússia, por seus verões calorosos, quando os termômetros marcam facilmente 30°C durante as tardes.

Continua depois da publicidade

Por lá é final de primavera, quase verão, e eles chamam essa época de estação morna. Com isso os nossos atletas estão encontrando temperaturas mais altas, pode chegar aos 29°C na tarde de domingo. Porém, um pouco mais agradável na hora do jogo quando a previsão é de 22°C. Ocorre que uma umidade relativa do ar deverá ser muito baixa.

Com a baixa umidade do ar os jogadores precisam beber muito mais líquido, antes, durante e depois da partida para manter a hidratação do corpo e ter um desempenho melhor nos jogos.

PREOCUPAÇÃO COM A UMIDADE

Esse ar seco é um dos maiores temores de muitas seleções, que demanda atenção das comissões técnicas para que isso não venha causar problemas respiratórios nos atletas. Mas, apesar disso, boa parte dos jogadores da seleção brasileira jogam em times da Europa, e estão um pouco mais acostumados a essas condições, ou seja, a baixa umidade do ar não deve ser um empecilho para o Brasil.

Continua depois da publicidade

CURIOSIDADES DE ROSTOV

Algo que muitos brasileiros que foram até a Rússia estão estranhando é a quantidade de horas de luz solar. Em Rostov, nessa época do ano, temos quase 16 horas de dia. O sol nasce por volta das 4h24min e se põe ás 20h14min.
Rostov está próxima à divisa com a Ucrânia e também está localizada nas proximidades do Mar Negro.

Por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia