Dois tipos de nevoeiros aparecem em Santa Catarina nesta quinta-feira (19).
Continua depois da publicidade
O primeiro deles, o mais comum, é o nevoeiro de radiação. Este se forma normalmente entre a madrugada e o amanhecer, por conta do resfriamento noturno e precisa ter a combinação de céu limpo, umidade do ar elevada e ventos bem fracos. É encontrado em boa parte do nosso estado nos meses de outono e inverno, e se dissipa nas primeiras horas da manhã, conforme o sol vai ganhando força e a temperatura vai subindo.
Leia mais: Nevoeiro cobre os arranha-céus de Balneário Camboriú
O segundo tipo é o nevoeiro marítimo, e este se forma sobre o mar. O motivo também é bem simples, contraste de temperatura do ar com a água. Nessa semana tivemos influencia de uma forte massa de ar quente sobre Santa Catarina e no mar uma corrente de água mais fria passando pela nossa costa. Essa diferença de temperatura entre os dois ambientes, combinada com a alta umidade do ar fez os nevoeiros se formarem no nosso Litoral.
Na imagem de satélite acima podemos observar bem onde o nevoeiro marítimo estava presente na tarde de quinta-feira, Desde o Litoral do Rio Grande do Sul até o Litoral de São Paulo. Em alguns momentos do dia esses nevoeiros marítimos avançaram sobre algumas cidades litorâneas, deixando o tempo encoberto e com uma leve sensação de frio.
Continua depois da publicidade
Nesta sexta-feira ainda temos a formação dos dois tipo de nevoeiros. E novamente as nuvens que se formam sobre o mar na altura do Litoral Catarinense devem avançar sobre algumas cidades ao longo do dia.
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia