A intensa massa de ar frio polar que chegou ao Estado traz baixas temperaturas, mas também fenômenos típicos do nosso inverno. Nesta segunda-feira temos a presença de uma frente fria – responsável pelas nuvens e pela chuva/umidade – e o ar frio polar – responsável pela queda forte da temperatura.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Neve
Essa combinação de umidade com muito frio, especialmente em altitude, traz chance de neve nesta segunda-feira (28) na Serra e no Meio Oeste.
Sincelo
Outra condição prevista é o sincelo no Morro das Torres, Urupema. Ele ocorre quando o nevoeiro da região encontra obstáculos, como arbustos, e congela formando uma camada de gelo forte. Condição propícia dessa segunda até quarta.
Geada
A geada também faz parte desse pacote de frio intenso dessa massa polar. No entanto, a geada só ocorre sobre um ar muito seco, inverso da neve. Desta forma, a geada está prevista para o amanhecer dos próximos dias. Só chamo atenção que há previsão de geada ao longo da semana não só na Serra, mas em grande parte do Estado. Na quarta, até mesmo em algumas áreas de baixada do Litoral poderemos ter.
Continua depois da publicidade
> Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história
Chuva congelada
Outra condição bem propícia – incluisve já ocorreu em pontos de São Joaquim e Bom Jardim da Serra – é a chuva congelada. Para quem não lembra, chuva congelada ocorre quando temos um superresfriamento da gota de chuva. Ela cai não na forma líquida normal, mas sim em pequenas bolinhas de gelo.
Leia também
Relembre: Neve é registrada em pelo menos 107 cidades de Santa Catarina
Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno