O dia amanheceu e muitos catarinenses registraram fotos do céu. O motivo? A coloração dele hoje cedo. Em muitas cidades o nascer do sol veio acompanhado de tons mais alaranjados/avermelhados.

Continua depois da publicidade

Na Praia da Armação, no Sul da Ilha de Florianópolis, o sol nascia no horizonte, e a coloração ia do amarelo ao laranja.

Em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, também tivemos um nascer do sol colorido, mas nessa região os tons variaram entre o rosa e o vermelho.

Outro ponto de Florianópolis que chamou atenção, foi no Centro. O céu ficou rosa/lisas nas primeiras horas da manhã desta terça-feira. A colega Eveline Poncio fez o registrou, mas conta que durou poucos instantes essa coloração, foi só o tempo de captar a imagem.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que no momento que o sol nasce ele percorre uma distância maior na atmosfera, colidindo assim com mais obstáculos que vão desde gases que compõe a atmosfera, até poeira da superfície e poluição causada pela cidade. Dessa forma, no momento do nascer do sol, as ondas mais longas, aquelas nas cores laranja e vermelho, acabam colidindo nesses obstáculos e desviando para outras direções, deixando o céu colorido. Sempre em cores que ocilam entre o laranja e vermelho.

Na maior parte das vezes, isso dura poucos instantes. E é algo relativamente comum em Santa Catarina, tanto no nascer como no pôr do sol.

Por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia