O mês de Julho chega ao fim e com ele a falta de chuva. Ao longo do mês tivemos poucos episódios de instabilidade. A única região onde o acumulado ficou dentro a acima do normal para a época do ano foi o Sul. Podemos considerar também algumas cidades da Serra e da Grande Florianópolis que ficam mais próximas da região Sul.

Continua depois da publicidade

O mapa acima mostra a diferença entre o que choveu e o que deveria ter chovido. Boa parte do Estado, em tons de laranja, teve menos chuva do que o normal para o mês. Algumas regiões merecem destaque especial:

– Vale do Itajaí em boa parte da região teve apenas 10 a 20 mm durante todo o mês. Para terem ideia, cidades como Benedito Novo não registram chuva significativa desde o dia 15 de Junho.

– O Oeste tem cidades como Concórdia onde o volume de chuva em Julho varia entre 130 a 150 mm. No entanto, nesse ano alguns pontos da cidade acumularam apenas 34 mm.

– Planalto Norte tem cidades como Rio Negrinho onde o normal é chover 100 mm nessa época do ano. No entanto, choveu apenas 15 mm, ou seja, só 15% do que deveria ter chovido em todo o período.

Continua depois da publicidade

Em relação ao Sul, podemos destacar que a região também teve boa parte do mês um tempo seco. No entanto, a chuva ocorrida entre os dias 24 e 27 foi suficiente para deixar a região com volume normal a acima do padrão.

A CONSEQUÊNCIA É A ESTIAGEM

O último relatório feito pelo setor de hidrologia da Epagri divulgado na manhã desta terça-feira, dia 31, indica que pelo menos 19 cidades possuem rios classificados em situação de estiagem.

As cidades que mais preocupam em relação ao baixo volume dos rios são as 10 que estão dentro do Estado de Emergência.

No mapa abaixo temos uma ideia melhor de como a estiagem está presente em todas as regiões do Estado.

Continua depois da publicidade

O QUE ESPERAR DE AGOSTO?

No próximo mês a situação tende a se manter ou até aumentar. Infelizmente na maior parte do Estado a primeira quinzena deverá ter baixos volumes de chuva. A chuva até deverá ocorrer isoladamente em alguns dias, mas com volumes não suficientes para reverter o quadro. A única região que passa pelo problema de estiagem e que poderá ter uma situação melhor no início de Agosto é o Litoral, sobretudo o Litoral Norte.

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

A boa notícia neste sentido é que ao longo do final do inverno – ele vai no calendário até setembro – e início de primavera deveremos ter o retorno da chuva. A última reunião do Fórum Climático Catarinense – reunião de meteorologistas para elaboração da previsão climática de consenso, – mostra que entre Setembro e Outubro há uma tendência de chuva dentro do normal destes meses e até acima. Previsão que é amparada pela possibilidade de termos a influência de um novo El Niño. Diante disso, é necessário ter acompanhamento da reunião do Fórum Climático Catarinense no final de agosto.

Por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista