Acredito que a maior parte das pessoas respondem esta pergunta com um sim. Isto porque o mês teve entrada de pelo menos três massas de ar frio de origem polar. A menor temperatura do ano até agora ocorreu neste mês, dia 13 quando tivemos -6,7°C em Urupema. Blumenau teve neste mês a menor temperatura do ano na cidade. Dias 11 e 13 tiveram amanhecer com 7ºC.

Continua depois da publicidade

Em contrapartida o mês também teve dias ensolarados que fizeram as temperaturas subirem acima do padrão do mês. Portanto, se utilizarmos os dados observados ao longo do mês e compararmos com a média de julho a resposta da pergunta é não.

Abaixo temos algumas cidades para efeito de comparação. Vamos começar pelas temperaturas máximas, ou seja, aquelas que normalmente ocorrem à tarde.

Lages, Campos Novos e Florianópolis registraram tardes mais quentes em torno de 2°C acima do que é o padrão do mês.

Continua depois da publicidade

MANHÃS FRIAS, MAS NÃO TANTO

As temperaturas mínimas – aquelas normalmente registradas entre a madrugada e amanhecer – também mostram que o frio não foi na média tão forte quanto Julho normalmente mostra.

Vejam pelas cidades escolhidas que no geral as manhãs ficaram 1ºC menos frias que o padrão.

FRIO EM AGOSTO?

A previsão mostra que dentro da primeira quinzena ainda vamos ter temperaturas baixas pela entrada de massas de ar frio. Há condições até de temperaturas negativas e geada. Vocês podem ver pela previsão para o primeiro dia do mês, amanhã, que já teremos um ar frio influenciando o tempo.

Aos poucos ao longo do mês, mais para o final, começa a ficar mais escasso a passagem dessas massas de ar frio.

FÓRUM CLIMÁTICO CATARINENSE

Na última reunião realizada no final de julho, a previsão indica que gradativamente no início da primavera as temperaturas irão subir como é o padrão. Entre agosto e outubro a previsão é de temperatura dentro a acima do padrão.

Continua depois da publicidade