O inverno de 2022 em termos meteorológicos já começou na segunda quinzena de maio, mas oficialmente, ou seja, de maneira astronômica ele começa só dia 21 de junho. A expectativa é de que a estação seja mais seca e com ondas de frio.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Uma das influências do clima continua sendo o fenômeno mundial La Niña. Para quem não lembra, é o resfriamento do oceano pacífico na Linha do Equador entre Indonésia e Peru, onde na atmosfera há intensificação do vento chamado na região de Alísios. Essa mudança do oceano e atmosfera muda o padrão dos ventos que por sua vez muda o comportamento do clima em diversas regiões como em SC.
Diante dessa influência – entre outras – a previsão é que a chuva fique entre o que é normal do inverno até um pouco abaixo em algumas regiões. Sendo que a tendência é junho estar mais próximo do normal e julho mais seco.
Em termos de temperatura o inverno deverá ser característico, ou seja, com entrada de massas de ar frio – duas ou três mas fortes – que irão trazer as temperaturas para o padrão da época. Com isso, algumas regiões poderão ter até mesmo um frio um pouco maior que o de costume, sobretudo a Serra.
Continua depois da publicidade