Neste sábado (20), precisamente às 18h44min, emos o solstício de inverno para nós do Hemisfério Sul. Ou seja, começa oficialmente a nova estação.

Continua depois da publicidade

Para quem não lembra: a Terra tem um ângulo de inclinação de 23º27’ em seu eixo. Essa inclinação, junto com o movimento de translação faz com que haja uma diferença na insolação – quantidade de raios solares – em alguns dias do ano. Isso comparando os dois Hemisférios significa que ter mais ou menos raios solares equivale ao tempo em que o Sol se afasta da Linha do Equador. A astronomia consegue saber exatamente o horário e o dia em que hemisfério será mais iluminado. Portanto, este começo de estação com data e horário não diz respeito à meteorologia.

As condições do tempo e do clima vão mudando aos poucos. Não necessariamente depois da data oficial, pode ser muitas vezes até antes. Resumindo, as características meteorológicas vão acontecendo entre as trocas das estações. Se antes, durante ou depois do começo astronômico depende de fatores, fenômenos meteorológicos que estejam atuando naquele ano.

Como é o inverno meteorológico?

No entanto, sabemos que cada estação do ano tem suas características marcantes no comportamento da temperatura e da chuva. Aqui em SC não é diferente. Não vou entrar na parte da previsão do inverno para este ano – temos um vídeo falando sobre isso aqui no NSC Total – vou trazer aqui quais são as principais características que temos nesta época do ano.

Quando falamos de chuva, o inverno em Santa Catarina tem como principal mecanismo para trazer a instabilidade as frentes frias. Com elas, normalmente, temos sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos. Estes são termos que vocês vão ouvir bastante nos próximos três meses. As regiões que mais tem chuva são Oeste e Meio Oeste. Julho tem algo entre 110 a 170 mm nestas regiões diminuindo para 70 a 130 mm do Planalto ao Litoral. Porém, é agosto que normalmente mostra os maiores volumes. No Oeste e Meio Oeste ainda temos algo próximo, mas entre 130 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste.

Continua depois da publicidade

Só que esse intervalo também ocorre na Serra. Aumentando para 190 mm no Extremo Oeste; Para o litoral, mas especialmente para os navegadores, o inverno traz mais a presença dos ciclones extratropicais. Muitas vezes pelo mar eles trazer vento intenso e mar agitado.

Quando falamos de temperatura é algo fácil, né? Frio. Principal característica. Além das baixas temperaturas é muito comum termos geada e nevoeiros. Não tão frequente assim, mas ocorrendo, temos episódios de neve. Não só na Serra em alguns anos. Agora também não posso deixar passar que no inverno também ocorrem períodos quentes. Normalmente quando temos a aproximação de uma frente fria. Antes da chegada do sistema frontal, temos um ar quente. O que chamamos de pré-frontal. Em algumas oportunidades podemos ter até temperaturas acima de 30ºC ao longo da estação. Claro que não podem se frequentes estes períodos quentes.