O amanhecer desta terça-feira (8) foi de frio nos três Estados do Sul, mas principalmente na Serra Catarinense, onde tivemos não só temperaturas chamando atenção, mas a formação de geada. Ela ocorreu em áreas de baixadas do interior de São Joaquim.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Geada no verão parece ser algo muito fora do normal. Mas, na verdade, se tratando da Serra Catarinense, não é muito não. Em praticamente todos os verões temos alguns poucos dias com geada. Faz parte da característica da região.
BEM ISOLADO
Aqui é bom salientar que essa geada é muito pontual. Ela ocorre numa região muito propícia, a região de baixada, ou seja, uma área rodeada por morros.
Como o ar frio é mais pesado que o ar quente, ele acaba indo mais para estas áreas de baixadas. Com a baixa umidade do ar, quase sem vento e uma noite estrelada, temos as condições propícias para a geada.
Continua depois da publicidade
NORMAL, MAS NÃO FREQUENTE
O que não é muito comum é uma frequência grande de dias com geada no verão. Porém, só neste ano já é a quarta que ocorre. Essa maior frequência está ocorrendo devido ao fenômeno global La Niña.
Para quem não lembra, é o resfriamento das águas do Pacífico na linha do Equador entre Indonésia e o Peru. Nesta região temos a intensificação dos ventos – chamados de Alísios. A mudança no padrão da atmosfera e do oceano faz com que tenhamos alterações no clima de diversas regiões. No Sul do Brasil, a influência é a diminuição da chuva.
Porém, a chuva diminui devido a presença de ar seco. E são essas massas de ar muito seco que as vezes aparecem e que ajudam a baixar a temperatura da madrugada. Por isso, que o frio é restrito ao amanhecer. O ar seco tanto deixa a noite estrelada – baixa a temperatura – quanto faz o sol predominar desde cedo. Isso ajuda a temperatura subir rapidamente já de manhã.
Para terem ideia, em Urupema onde tivemos 3°C, às 7h a temperatura já estava em 17°C.
Leia também:
Horóscopo: confira a previsão para seu signo nos próximos dias
Imagens mostram cinco situações curiosas na praia de Balneário Camboriú
Aposta em cidade de SC ganha mais de R$ 55 mil na Mega-Sena