A massa de ar seco e quente que está presente desde a semana passada em grande parte da América do Sul ajudou a aumentar ainda mais a quantidade de focos de calor e de queimadas. Estamos com uma grande quantidade de áreas com fogo no Centro Oeste – região do Pantanal – e Norte – Amazônia – do Brasil, mas principalmente nos países vizinhos da Bolívia e Paraguai.

Continua depois da publicidade

> Receba as notícias do NSC Total em seu WhatsApp

Isso vem jogando na atmosfera uma grande quantidade de fumaça. Esse ar quente e seco que está Santa Catarina avançou pela ação de ventos na baixa atmosféra – mais ou menos a 1,5 km de altura. A direção desse vento é justamente das regiões onde as queimadas estão ocorrendo, ou seja, toda a fumaça destas regiões é empurrada por estes ventos em direção ao nosso Estado.

> Calor favorece mudança de hábitos alimentares; confira

A imagem de satélite abaixo mostra bem a grande área da América do Sul – incluindo SC – que temos essa fumaça. Tudo que está em branco são nuvens, mas tudo que é um cinza mais transparente é a presença da fumaça.

Continua depois da publicidade

Imagem de satélite dessa segunda-feira
Imagem de satélite dessa segunda-feira (Foto: RAMMB/CIRA)

Na maior parte de SC se não tivessemos a fumaça, o dia hoje seria de céu azul. Mas como da para perceber na foto da região de Florianópolis, temos uma cortina de fumaça deixando o céu mais acinzentado.

> 10 lugares para conhecer em Santa Catarina

PREVISÃO

Entre hoje e quarta-feira vamos continuar com ventos em altitude trazendo essa fumaça. Condição que baixa a qualidade do ar. Só na noite de quarta para quinta é que esse vento em altitude muda de direção fazendo com que não tenhamos por alguns dias mais essa quantidade de fumaça.

Leia também:

Brasileiros, boliviano e mexicano são presos suspeitos de tentar furtar avião em SC

Em homenagem a Magro Lima, Atlântida RS fica sem locução nesta segunda-feira

Prefeita e médica é proibida de atender pacientes: “desvio de função”