A imagem de satélite acima é da manhã desta quinta-feira. Tudo que você vê de um cinza mais tranparente é fumaça dos incêndios que ocorrem tanto no Brasil – Pantanal, especialmente – quanto nos países vizinhos. Vejam que a fumaça não fica só entre MS e MT. Ela se espalha para boa parte do Brasil e a fumaça dos incêncidos no Pantanal chega até Santa Catarina
Continua depois da publicidade
AÇÃO DO JATO DE BAIXOS NÍVEIS
O que faz essa fumaça se espalhar vindo até o nosso Estado é um vento em altitude – em torno de 1,5 km – que está soprando com intensidade das áreas de incêndio para o Sul do Brasil. A ilustração abaixo mostra através das setas a direção desse jato e as cores a sua intensidade.

PREVISÃO
Nesta sexta-feira essa fumaça da região dos incêndios deverá seguir pelo Estado. No fim de semana ainda deverá aparecer, mas especialmente no Oeste.
> Saiba como enfrentar o calor extremo e as temperaturas acima de 40°C
CONSEQUÊNCIA
A primeira é a qualidade de ar que diminui muito com a presença da fumaça. Outra condição é que o céu não deverá ser tão azul como é característico de dias de sol. O céu fica como se tivesse uma espécie de névoa, “nublado”. Durante o pôr do sol desta quinta deveremos ter aquela cor mais em tom de vermelho/laranja. E por último, depois da presença da fumaça, a primeira chuva poderá trazer novamente água escura dessa chuva.
Continua depois da publicidade