A massa ar seco e frio de origem polar segue no comando do tempo e das temperaturas em Santa Catarina. Esse sistema, também conhecido como Alta Pressão, dificulta a formação de nuvens de chuva, sendo assim, a quarta-feira é um dia de sol entre nuvens.

Continua depois da publicidade

Pela manhã temos a presença de nevoeiros em algumas cidades, mas muito por conta da queda de temperatura da madrugada/amanhecer. Inclusive os termômetros ficaram abaixo de zero em pelo menos 23 cidades, são elas:

-2,7°C Urupema

-2,5°C Curitibanos

-1,9°C Lages

-1,6°C Otacílio Costa

Continua depois da publicidade

-1,5°C São Bento do Sul e Rio Rufino

-1,4°C Santa Cecília e Lebon Régis

-1,3°C Frei Rogério e São Cristóvão do Sul

-1,2°C Campo Alegre

-1,1°C Rio Negrinho

-0,9°C Bom Retiro e Monte Castelo

-0,9°C Caçador e Campo Belo do Sul

-0,5°C Major Vieira

-0,3°C Papanduva e Itaiópolis

-0,2°C São Joaquim, Campos Novos e Palmeira

-0,1°C Matos Costa

Aproveito para lembrar que só consideramos aqui, dados das estações meteorológicas de órgãos oficiais (Inmet e Ciram, por exemplo) e que estejam operando normalmente. Inclusive, a estação meteorológica do Morro da Igreja está em manutenção há alguns meses, e por isso a cidade não aparece no topos das nossas listas de baixas temperaturas.

Além do frio, alguns pontos da Serra registraram geada, como a cidade de São Joaquim.

O sol aparece ao longo da quarta-feira e até predomina em bons momentos do dia. Isso ajuda a temperatura da tarde a fica um pouco mais agradável, já se aproximando dos 17°C na Grande Florianópolis e no Norte, e dos 15°C no Oeste.

TEMPO SEGUE SECO

O ar seco e frio segue no comando do tempo nos dois próximos dias, isso quer dizer que o sol também vai seguir aparecendo em todas as regiões de Santa Catarina.

As temperaturas ainda vão ficar baixas na madrugada/amanhecer, com previsão de negativas em pontos da Serra, Meio Oeste e Planalto Norte.

Continua depois da publicidade

A geada pode aparecer mais uma vez, tanto no amanhecer de quinta, como no amanhecer de sexta-feira. Há chance do fenômeno se formar nas áreas mais altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Serra e de forma isolada no Alto Vale do Itajaí, Sul e região Serrana da Grande Florianópolis.

Bom lembrar que os nevoeiros também se formam em dias de tempo seco e frio, e nas áreas onde eles aparecem não há condição propicia para geada.

COMO SE FORMA A GEADA

O ar é composto por vários gases, entre eles o vapor d’água. Conforme a temperatura vai diminuindo, as moléculas de água que tão no ar vão perdendo energia, vão se mexendo mais devagar, e quando encostam em algum lugar, na grama ou sobre um carro, acabam se juntando e formando gotículas de água.

Com isso temos a formação do orvalho, comum de ser visto em boa parte de Santa Catarina. Quando a temperatura está muito baixa, essas gotículas de água acabam congelando e formando então o que nós chamamos de geada.

Continua depois da publicidade

Além do frio, é preciso que o céu esteja limpo, sem nuvens, e que não tenha vento, para as condições serem favoráveis a formação do fenômeno.

Por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Fonte: Ciram